Ao completar 5 anos e cumprir suas metas no desenvolvimento e oferta de cursos, bem como em ações de comunicação e mobilização social, o Projeto Água: Conhecimento para Gestão está chegando ao fim. O Projeto é fruto de convênio entre a Fundação Parque Tecnológico Itaipu e Agência Nacional de Águas, com apoio da Itaipu Binacional e terá, em dezembro, sua vigência encerrada.

Como todo projeto, o Água: Conhecimento para Gestão foi concebido para ter um começo, um meio e um fim; prazo, meta e orçamento. Sua história iniciou em agosto de 2011. Nestes 5 anos foram desenvolvidos 30 cursos, nas modalidades totalmente à distância, semipresencial e autoinstrucional; ofertadas 50 mil vagas; e capacitadas 27.281 pessoas, de todos os estados brasileiros e Distrito Federal, e de todos os países da América Latina falantes do idioma espanhol. Além disso, 3 milhões de pessoas foram alcançadas em ações de comunicação.

A parceria entre as instituições foi delineada considerando suas competências e finalidades: a ANA busca estimular e ampliar oportunidades em escala de público e de território na capacitação de recursos humanos para a gestão de recursos hídricos; a FPTI busca promover o desenvolvimento territorial sustentável por meio da educação, ciência, tecnologia, inovação, cultura e empreendedorismo; e a Itaipu tem a missão de gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai. Nenhuma das instituições conseguiria, sozinha, desenvolver um projeto de tamanho envergadura.

Além da qualificação de profissionais, a iniciativa promoveu a sensibilização junto a sociedade em geral, aos jovens e educadores, em prol dos recursos hídricos; envolveu lideranças que participam da gestão e formulação de políticas públicas, diminuindo assim, a assimetria de conhecimentos; contribuiu com a formação de novas lideranças e a disseminação de informações a respeito da gestão participativa e descentralizada das águas. Com esse exitoso resultado, o Projeto chega ao fim com o pleno alcance das metas estabelecidas, contribuindo de forma objetiva para a utilização racional e integrada dos recursos hídricos.

 

Os cursos continuam…

O Projeto se despede, porém a ANA não deixará de oferecer cursos e atender a demanda em capacitação. Alguns cursos passarão por processo de atualização e reestruturação. A expectativa é que estejam novamente disponíveis no início de 2017, no site: capacitacao.ana.gov.br.

Os alunos que realizaram cursos no período de 2011 a 2016 devem fazer o download do certificado na página “Meus Cursos”, do site do aguaegestao.com.br.